pesquise na USINA
Generic filters

ECLIPSE

1984

fevereiro, 2025

Antônio Moreno (1949-2021) foi um cineasta e professor brasileiro, natural de Fortaleza e radicado no Rio de Janeiro a partir dos anos 1960, quando ajudou a fundar o grupo Fotograma, marco da animação experimental no Brasil. Nos anos 1970, formou-se em uma das primeiras turmas de Cinema da UFF, instituição na qual, mais tarde, atuou como responsável pela área de animação no Departamento de Cinema e Vídeo entre 1983 e 2018. Reconhecido como um grande entusiasta da produção cinematográfica universitária, Moreno orientou diversas produções como professor e atuou como assistente em outros trabalhos antes de dedicar-se ao magistério.

Como diretor, realizou 15 curtas-metragens, entre os quais se destaca Eclipse (1984), sua última animação e também a mais impactante. O filme é um ensaio experimental sobre os 21 anos de ditadura no Brasil, no qual Moreno combina uma explosão de imagens e referências com uma narração de forte teor político, revelando beleza e sofrimento em igual medida. A obra foi produzida com a técnica de pintura direta em película e recebeu uma menção especial no XIII Festival de Gramado, em 1985.

Além de sua carreira como cineasta, Moreno publicou livros importantes, como A experiência brasileira no cinema de animação (1978), um marco na literatura sobre o tema, A personagem homossexual no cinema brasileiro (2001), e, mais recentemente, Cinema, infância e religiosidade na Espanha franquista (2019), estes dois últimos frutos de suas pesquisas de mestrado e doutorado, respectivamente. Sua trajetória multifacetada deixou um legado significativo para o cinema e a academia brasileiros

Sinopse:

Diante de imagens que se transfiguram, dentro de um cogumelo de uma explosão já começada, a narração de um rude poema latino-americano conta ocorrências e impressões das décadas de sessenta, setenta e oitenta no Brasil e América Latina, com algumas falhas de memória.

Ficha Técnica:

Direção, animação, roteiro e montagem: Antônio Moreno
Fotografia (das cenas ao vivo): Ramon Alvarado
Música Adaptada: Villa Lobos
Técnico de som: Roberto de Carvalho
Laboratório de imagem: Líder/RJ
Produtor: Antônio do Nascimento Moreno
Narradores: Antônio Moreno, Ângela José, Sérgio Santeiro

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!