pesquise na USINA
Generic filters

SOBRE A USINA

A USINA existe com o intuito de contribuir para a convergência de discussões contemporâneas e afirmar nas artes e no pensamento um lugar de brincadeira, exercício, experimentação e diversidade.

Contos, poemas, traduções, entrevistas, ensaios, artes visuais, curtas metragens, fotografias, propomos através de vários meios e temas a articulação entre diferentes artistas, obras, tempos e tradições.

USINA, pode tudo só não pode qualquer coisa.

Quer entrar em contato? 

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

HISTÓRIA E ESTRUTURA

Desde 2013 a USINA faz um trabalho de pesquisa e arquivo das mais variadas formas de arte. Depois de 29 edições mensais, em 2015 mudamos o ritmo para um fluxo de publicação livre.

Em 2019 finalizamos e lançamos uma edição especial impressa, construindo um espaço em que a diferença converge na conversa para tratar de temas fundamentais. No final de 2022 fizemos uma campanha de financiamento coletivo para refazer o nosso site, renovado em 2023. 

Organizamos também séries em torno de temas específicos e fazemos curadoria de obras publicadas em outros meios na seção Instantâneos.

A USINA funciona de forma independente e autônoma. Considere nos apoiar clicando aqui.

USINA EDIÇÕES

A USINA edições é o selo editorial da revista, apontando para caminhos possíveis entre a tradição e a criação. Publicamos nova e velha literatura, traduções, prosas experimentais, ensaios e poesia. Além disso, lançamos sazonalmente publicações impressas como revistas UZINES, jornais e cartazes.

photo_2021-10-19_21-07-19

QUEM FAZ

ARTHUR IMBASSAHY

Antropólogo, tradutor e programador. Formado em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ, fez Mestrado no Museu Nacional/UFRJ sobre as relações entre artistas indígenas e artistas de vanguarda. Na USINA, além de editor, ajuda no design, faz a programação e cuida dos aspectos técnicos do site.

CAMILA BEVILAQUA

É antropóloga, com mestrado e doutorado pelo Museu Nacional (UFRJ). É pesquisadora e consultora. Na USINA trabalha com editoração, design, fotografia, tradução e entrevistas.

GABRIEL GORINI

Nascido no Rio de Janeiro em 1993. Escritor e compositor. Publicou os livros Marimbondo (Garupa Editorial, 2017) e o cinema é uma arte menor (USINA edições, 2021). Lançou o EP de canções DORVATRO (2021).

KATHARINA BORGES

Está se formando em Comunicação Social – Produção Editorial pela UFRJ. Participa da parte editorial da USINA, com o design e revisão dos livros.

THOMAS ILG

Membro fundador e editor da USINA. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (2021). Atua como arquiteto no escritório Grave, e explora práticas em madeira para mobiliário de maneira independente. Na USINA suas áreas percorrem o design, tradução e curadoria de literatura.

VITOR FARIA

Pai, artista e pesquisador. Formado em Ciências Sociais pela UFRJ e em Direção pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Trabalha como fotógrafo e videomaker e é editor da USINA desde 2013.

CONTATO

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!