pesquise na USINA
Generic filters

serra dos órgãos, no quarto ano da Chuva

julho, 2023

Sento na escada de pedra e limo, rachada pela metade em todos os degraus. A terra por debaixo briga para levantá-la, expulsá-la do domínio conquistado. Contamos cem ou talvez cento e dez, cento e vinte anos que foi construída, aqui no lado leste da casa, no exílio de todos os sortilégios domésticos.

Apoio o queixo sobre o punho fechado, o cotovelo sobre o joelho, o pé sobre a pedra. Vejo a árvore-carranca acomodada no solo escuro e fofo ao canto do rio. De criança, lhe pedia conselhos. Era enorme e frondosa, com os ventos fortes da noite sua silhueta oracular guiava os curiosos ou assustava os desavisados. Hoje está contorcida, envolta em si mesma e com folhas quase neon. Encarna a tristeza pela descoberta da impotência, saber a falsidade das próprias previsões. O que será de um vidente que não vê o futuro?

No fim do quarteirão, um bloco maciço se estende em direção ao céu. Não tenho ideia que tipo de construção é essa. Agora vivo na sombra prematura do já tão raro sol.

A chuva ininterrupta não mais me atinge com força, fico horas ensopado realizando quaisquer tarefas a céu aberto. O corpo arde calado. Posso ouvir o ruir dos materiais orgânicos, posso ouvir as paredes que craquelam por dentro, a pedra de limo que embaixo de mim estala a cada minuto como placas tectônicas se chocando.

Vejo os olhos curiosos dos gatos d’água, olhos verde brilhante cortando o breu, gemem com tons graves cada vez menos parecidos com sua própria espécie. Me espiam detrás dos balaústres de alabastro, detrás dos meus réquiens de palavras esquecidas. Gatos de mil vidas e as línguas mortas pelo terror, pelo caos que cai do céu.

Logo irei também nadar no mar de ruínas, sair dessa ilhota no tempo.

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!