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Arthur Imbassahy

A dupla narrativa de Asas do Desejo

Dois extremos frente a frente: Morten Kyndrup encarna o crítico racionalista na missão de desvendar o sentido do filme e de todo o cinema. Wim Wenders o romântico livre de planos. Espontaneidade ou estrutura? Quem foi que falou que a arte precisa de uma alternativa…

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Novos caminhos da poesia norte-americana

O “Poetry Slam” começou em 1984, nos EUA, quando um operário, num bar do subúrbio de Chicago, propôs uma nova forma de apresentação poética. Nessa mesma época, a academia norte-americana tratava a poesia como uma arte sem público. Longe das formas tradicionais de sarau, o movimento seguiu fora da academia com um esquema, no entanto, bem caro ao povo estadunidense: a competição.

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Ela – Um paraíso cartesiano

Não há contraste maior do que em pleno carnaval sair de um bloco de rua, tomar um banho para então entrar numa gélida sessão com seu devido lugar marcado em Ela, novo filme do diretor estadunidense Spike Jonze.

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O banheiro de Henry Miller

“Oh, os maravilhosos folguedos no lavatório! A eles eu devo meu conhecimento de Boccacio, de Rabelais, de Petrônio, do “Asno de Ouro”. Toda minha boa leitura, pode-se dizer, foi feita no lavatório. Na pior das hipóteses, “Ulisses” ou uma história de detetive. Há em “Ulisses” passagens que só podem ser lidas no lavatório – se a gente quiser extrair todo o sabor de seu conteúdo.

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Akira Kurosawa, Sofia e Francis Ford Coppola por Wim Wenders

Verão de 1978, Napa Valley, California. Fotografia: Wim Wenders Entrevista por Leo Benedictus para a série “My Best Shot”. The Guardian, Março 2009 Confesso ser um viciado em trabalho. E como filmes sempre tomam um ou dois anos da sua vida, fico feliz em passar o tempo que resta tirando fotografias.

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A Bossa Nova de Yasujiro Ozu

O cinema de Yasujiro Ozu ironiza uma série de dicotomias tão caras ao pensamento ocidental. Possivelmente um dos artistas mais influentes do século passado, sua obra vai além de um mero equilíbrio de antagonismos, o que Ozu faz é desestabilizar por completo pontos de vista tão arraigados entre nós.

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