pesquise na USINA
Generic filters

Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo

julho, 2024

Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo foi um projeto do Selo SESC para fazer um registro da cena de choro de compositores paulistas ou que moram no Estado, em um DVD e dois CDs. 

Os idealizadores do Panorama, Roberta Valente e Yves Finzetto, contam que buscavam registrar a nova cena do choro da cidade em uma coletânea como não havia sido feito antes. Segundo Valente, um diferencial da gravação é o encontro das gerações que se influenciam mutuamente:

“Uma coisa muito legal desse trabalho é que o Laércio é uma grande referência para o Proveta, e para a minha geração os dois são ídolos. O Izaías é uma referência para bandolinistas mais jovens como o Danilo Brito, o Proveta é uma referência para o Poleto e para o Ale. Enfim… Existe esse diálogo também entre os compositores, e todo mundo aqui de alguma maneira influenciou várias gerações.”

As faixas são gravadas por um sexteto base e convidados. A banda da casa, o Sexteto Panorama, formado para a gravação, é formado por: Alexandre Ribeiro (clarinete e clarone), Gian Corrêa (violão de sete cordas), Henrique Araújo (bandolim, cavaquinho e banjo), João Poleto (flauta, sax tenor e sax soprano), Roberta Valente e Yves Finzetto (percussão). 

O projeto conta com convidados ilustres da cena do choro como o saxofonista e lidar da Banda Mantiqueira, Nailor Proveta, o integrante do grupo Metá Metá Thiago França, o acordeonista Mestrinho, Luizinho 7 Cordas um dos grandes nomes do instrumento no Brasil, e outros. 

Destaque para a faixa Irmãos de Briga, composta por Thiago França em homenagem ao flautista Bira Nascimento e ao bandolinista Henrique Araújo. A música é um choro maxixe em três partes, com uma harmonia que remete ao repertório tradicional de choro (aos moldes de O Bom Filho à Casa Torna de Zé da Velha e Silvério Pontes) mas com espaço para um solo no meio da forma trazendo uma musicalidade moderna.

Escute os discos inteiros:

Volume 1

Volume 2

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!