Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo foi um projeto do Selo SESC para fazer um registro da cena de choro de compositores paulistas ou que moram no Estado, em um DVD e dois CDs.
Os idealizadores do Panorama, Roberta Valente e Yves Finzetto, contam que buscavam registrar a nova cena do choro da cidade em uma coletânea como não havia sido feito antes. Segundo Valente, um diferencial da gravação é o encontro das gerações que se influenciam mutuamente:
“Uma coisa muito legal desse trabalho é que o Laércio é uma grande referência para o Proveta, e para a minha geração os dois são ídolos. O Izaías é uma referência para bandolinistas mais jovens como o Danilo Brito, o Proveta é uma referência para o Poleto e para o Ale. Enfim… Existe esse diálogo também entre os compositores, e todo mundo aqui de alguma maneira influenciou várias gerações.”
As faixas são gravadas por um sexteto base e convidados. A banda da casa, o Sexteto Panorama, formado para a gravação, é formado por: Alexandre Ribeiro (clarinete e clarone), Gian Corrêa (violão de sete cordas), Henrique Araújo (bandolim, cavaquinho e banjo), João Poleto (flauta, sax tenor e sax soprano), Roberta Valente e Yves Finzetto (percussão).
O projeto conta com convidados ilustres da cena do choro como o saxofonista e lidar da Banda Mantiqueira, Nailor Proveta, o integrante do grupo Metá Metá Thiago França, o acordeonista Mestrinho, Luizinho 7 Cordas um dos grandes nomes do instrumento no Brasil, e outros.
Destaque para a faixa Irmãos de Briga, composta por Thiago França em homenagem ao flautista Bira Nascimento e ao bandolinista Henrique Araújo. A música é um choro maxixe em três partes, com uma harmonia que remete ao repertório tradicional de choro (aos moldes de O Bom Filho à Casa Torna de Zé da Velha e Silvério Pontes) mas com espaço para um solo no meio da forma trazendo uma musicalidade moderna.
Escute os discos inteiros:
Volume 1
Volume 2