Corita Kent foi uma freira americana que se tornou artista plástica e ativista pelos direitos humanos e que fez parte do movimento da Pop Arte. Corita nasceu em 1918 e foi uma freira e professora de artes da escola Sisters of the Immaculate Heart of Mary, na Califórnia.
Sua principal técnica foi a serigrafia, na qual ela era autodidata e tinha predileção por desejar um fazer arte de forma democrática e acessível. Seu trabalho foi muito popular durante os protestos sociais e por direitos humanos nos Estados Unidos nas décadas de 60 e 70. Por conta do seu engajamento político, ela eventualmente se desfiliou da Igreja Católica e criou sua própria comunidade artística e espiritual.
Seu trabalho de serigrafia é conhecido por misturar mensagens espirituais com partes de embalagens de produtos, placas de supermercado, propagandas e partes de jornal. Esses elementos gráficos muitas vezes eram rasgados, cortados e reorganizados junto com as intervenções artísticas de Kent, assim como textos que muitas vezes eram de autores conhecidos, como de Albert Camus e Henry David Thoreau, assim como trechos de textos religiosos.
Na década de 60, Corita Kent, junto com seus alunos, desenvolveu uma lista de regras para estudantes e professores que se tornou bastante conhecida. A lista pode ser encontrada por exemplo no Whole Earth Catalog de Stewart Brand. As regras são traduzidas do inglês a seguir:
REGRA UM: Encontre um lugar em que você confie e tente confiar nele por um tempo.
REGRA DOIS: Deveres gerais de um aluno: extraia tudo do seu professor; extraia tudo de seus colegas estudantes.
REGRA TRÊS: Deveres gerais de um professor: extrair tudo de seus alunos.
REGRA QUATRO: Considere tudo como um experimento.
REGRA CINCO: Seja autodisciplinado: isso significa encontrar alguém sábio ou inteligente e escolher segui-lo. Ser disciplinado é seguir de um jeito bom. Ser autodisciplinado é seguir um jeito melhor.
REGRA SEIS: Nada é um erro. Não há vitória nem fracasso, só há o fazer.
REGRA SETE: A única regra é o trabalho. Se você trabalhar, isso levará a alguma coisa. São as pessoas que fazem todo o trabalho o tempo todo que eventualmente entendem as coisas.
REGRA OITO: Não tente criar e analisar ao mesmo tempo. São processos diferentes.
REGRA NOVE: Seja feliz sempre que puder. Divirta-se. É mais leve do que você pensa.
REGRA DEZ: “Estamos quebrando todas as regras. Até nossas próprias regras. E como nós fazemos isso? Deixando bastante espaço para quantidades X”. John Cage
DICAS ÚTEIS: Esteja sempre por perto. Venha ou vá para tudo. Sempre vá às aulas. Leia tudo o que puder conseguir pegar. Assista aos filmes com atenção, com frequência. Salve tudo – pode ser útil mais tarde.