pesquise na USINA
Generic filters

Furniturish

março, 2024

Katie Hudnall é uma artista norte-americana, nascida em 1979 no estado da Virgínia. Seus trabalhos têm uma relação estreita com o ofício da marcenaria, já que ela também exerce a profissão como marceneira e professora.

Sua produção tem uma forte influência do desenho ilustrativo. As formas fantásticas que assumem o seu trabalho finalizado derivam de esboços de desenhos que a própria Hudnall produz. As formas como as linhas percorrem a folha ou mesmo as texturas desenhadas por ela são transportadas para o objeto físico e construído. Um outro fator relevante para sua obra é a sucessiva camada de histórias que existem nos objetos, e como deixá-los em evidência. O desejo de expor essas camadas faz com que seus objetos possuam uma aura de uso contínuo e prolongado.

A USINA fez uma seleção de algumas obras da série “Furniturish”, que a artista realiza desde 2008. O termo “furniturish” é um neologismo da palavra “furniture” (mobília em inglês). O sufixo -ish dá uma ideia de quase, de que é semelhante mas que não é de fato a coisa. No caso, o termo foi usado de forma figurativa para descrever algo que lembra ou evoca a ideia de móveis. Os objetos são, em sua forma finais, móveis em sua essencial descrição: objetos utilitários. No entanto, estão impregnados de artifícios e características peculiares que beiram a fantasia, os tornando quase não utilitários. A experimentação da Hudnall é brincar com esse limiar.

_Container for a Lost Year, 2021

_The Seed Keeper, 2021
The Seed Keeper, é um objeto que tem como função proteger sementes de árvores. Para acessar as sementes, é necessário abrir uma série de aparatos que evocam um olhar protetor sobre o objeto guardado. Ao mesmo tempo, transmite ao usuário uma consciência do que se está manipulando.

_CHAIRchair, 2019
A obra é uma cadeira que mimetiza uma carteira escolar. Ao se sentar na cadeira, e abrir a gaveta da mesinha, uma miniatura de cadeira aparece. A ideia da pequena cadeira vazia, segunda a artista, é de representar a ausência, e deixar espaço para o usuário da obra refletir sobre quem ocuparia tal espaço.

 

_Simbyosis #4: Drawings and Drawers, 2014
A obra possui seis gavetas e seis desenhos conectados. Cada gaveta está preenchida por objetos que tem uma relação com o desenho no qual está conectado. Ao abrir uma gaveta, o desenho relacionado a ela se desdobra, podendo ser visto pelo usuário da obra. No entanto, a gaveta não se mantém aberta. Ao soltá-la, ela se fecha automaticamente, dobrando e escondendo o desenho novamente. Como não é possível abrir a gaveta e observar o desenho ao mesmo tempo, são necessárias duas pessoas para usufruir da obra.

_A Half-Month’s Worth, 2013

 

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!