Por ser a única mulher no movimento dadaísta de Berlim, Hannah Höch teve um papel importante na representação feminina na arte do ínicio do século XX. Ela também é considerada umas das criadoras da técnica de fotomontagem.
A artista nasceu no final do século XIX em Gotha, Alemanha, e foi integrar o movimento dadaísta em 1919, após conhecer alguns de seus membros.
É interessante revelar que, por mais que o movimento dadaísta tivesse a ideologia de emancipação feminina, e direitos de gênero iguais, Höch teve dificuldades em ser aceita como artista pelos seus companheiros. Ela era levada pouco a sério quando se tratava de sua arte. No entanto, por mais que houvesse essa contradição no grupo, Höch minou essa falta de confiança quando exibiu suas obras publicamente em 1920, apresentando o seu quadro mais famoso: Incision with the Dada kitchen knife through Germany’s last Weimar beer-belly cultural epoch. Essa obra é um marco na arte dadaísta, assim como no gênero de fotomontagem. Ele representa uma síntese dos acontecimentos do ano de 1920.
Incision With the Dada Kitchen Knife Through Germany’s Last Weimar Beer-belly Cultural Epoch, 1920
Das schone Mädchen, The Girls, 1921