artes visuais/instantâneos

Will Eisner – A Vida na Grande Cidade

Will Eisner (1917-2005) é um dos maiores quadrinistas de todos os tempos, dando nome, inclusive, ao principal prêmio desta arte. Acompanhou o nascimento da indústria dos quadrinhos e em 1940 criou The Spirit, uma série com um super-herói que se tornou seu personagem mais famoso. Em 1978, fez a graphic novel Um Contrato Com Deus, que já evidencia a forte relação de Eisner com a cidade e seus personagens. Foi por essas observações urbanas que ele também se notabilizou. Após sua morte, quatro graphic novels com essa temática foram reunidas em um único volume intitulado Nova York – A Vida na Grande Cidade. Nesta coletânea estão O Edifício e Pessoas Invisíveis, duas histórias mais consolidadas; diferente de Nova York: a grande cidade e Cadernos de tipos urbanos, que reúnem vinhetas curtas e relatos mudos. Todas foram escritas entre 1981 e 1983. Abaixo, segue uma seleção de quadrinhos que apresentam o olhar sofisticado do autor.

O Último Homem

54 - O Último Homem02

79 - Ária

– Oh, céus!!… Lá esta o Joey do outro lado da rua! … Joey, estou aqui! … Ele… se foi!! – Bem…quem sabe ele te telefona amanhã… e você pode explicar que estava do outro lado… eu sou testemunha! – Ele não tem meu número e tudo que sabe é o meu nome… acabamos de nos conhecer na galeria ontem… eu disse que o encontraria aqui… mas ele não falou de qual lado da rua…!

 Ritmo

81 - Ritmo

Mirante

108 - Mirante

– Parem de bater essa bola na parede! Querem que eu chame a polícia… Seus moleques danados! – Olá Sophie… Sim… Eu vi a inquilina nova do 48, ela acabou de se mudar! – É, é… viu só como ela estava maquiada? Quem ela pensa que esta enganando… Ela não é mais a jovem de antes! – Ei!! Dá pra deixar as latas de lixo arrumadas? Pelo tanto que vocês, lixeiros, recebem da cidade, o mínimo que podem fazer é deixar tudo arrumado pelamordedeus! – É isso mesmo senhor policial… pode multar! Esse imprestável passou a noite toda estacionado ai! – Já de volta tão cedo, Sr. Rizzo? Hã, você não foi demitido ou coisa assim, foi!? – Bem, é hora de preparar a janta do Joe.

Espaço

127 - Espaço

Liberdade

128 - Liberdade

O Castelo do Homem

132 - O Castelo do Homem

– Alô… polícia!? Quero dar queixa de um roubo!

Confinamento

135 - Confinamento

Fuga

136 - Fuga

Bairro Chique

155 - Bairro Chique

Gentrificação

157 - Enobrecimento

– Bem… lá se vai a vizinhança!

Espaço Superior

294 - Espeaço Superior

O “jogo do olhe pra cima” deve vir menos de uma curiosidade indolente e mais de uma sensação visceral de que há vida no espaço acima de nós.

Ruído da Cidade

Will%20Eisner%20-%20City%20People%20Notebook%2079

Os tipos urbanos parecem conviver facilmente com o barulho.

Oportunidade

Will%20Eisner%20-%20City%20People%20Notebook%2080

A vida urbana induz à competição e providencia os acasos.

Solidão

315 - Solidão

Ainda mais pungente numa cidade grande por ser tão inesperada.

Rua Vazia

316 - Rua  Vazia

Há algo a respeito das ruas vazias que nos deixa apreensivos.

 Fluxo de Informações

os tipos urbanos parecem bem informados porque estão próximos das fontes.

311 - Fluxo de Informações

– …tempinho bem frio pro mês de julho! – Vai saber… são os testes atômicos… ontem levei dois físicos nucleares no táxi e eles disseram que a atmosfera esta poluída! – Agora acho que a mudança já esta acontecendo!! Ouviu falar no inverno nuclear??? Certo?! Então, é melhor a gente se preparar para o frio que vem por ai! – Veja, é uma informação direto da fonte cara! Diga lá, em qual ramo você atua? – …casacos femininos… rapaz, como as coisas estão difíceis… o tecido esta com o preço lá em cima! Neste outono os preços vão lá para o céu!! – Tenha um bom dia… obrigado! – Estou te dizendo moça… fiquei sabendo direto da fonte… os preços das roupas vão subir muito no outono!! Ouça o meu conselho e reponha com antecedência o estoque da loja! – Alô, Jim!? Compre pra mim mil ações da United Combustíveis & Petróleo!! A procura por aquecimento vai subir… hein? P-e-s-q-u-i-s-a, Jimmy! Ouvi direto da fonte!

 

…………………….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s