O registro fotográfico foi realizado na cidade do Rio Grande, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul no ano de 2024, durante as chuvas intensas que ocasionaram a enchente no município. As imagens capturadas são no caís do porto em localidades como nas docas, no mercado público e no seu entorno.
O canal de acesso entre o oceano Atlântico e a lagoa dos patos fica localizado nesta cidade. A população estava aflita, devido às chuvas constantes, a maré do oceano que de acordo com a direção do vento represava as águas na lagoa e a enchente nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Lourenço e Pelotas.
As águas, destas cidades, ainda passariam pelo canal onde as fotos foram registradas. Como cidade portuária as docas do mercado público é um local de festividades municipais, localizada no Centro Histórico, sendo considerado um ponto turístico.
No entanto em uma área que geralmente era para eventos tornou-se um espaço de aflição, esperança, expectativas e outros sentimentos que afloram em momentos de incertezas e caos e essa atmosfera foi registrada nas fotografias. As águas avançam e dominam espaços.