pesquise na USINA
Generic filters

Amazônia: Entre Águas e Desertos

2014

agosto, 2025

Amazônia – Entre Águas e Desertos (2014) é o décimo álbum da cantora e compositora Socorro Lira, obra totalmente inspirada e dedicada à floresta amazônica através de um repertório especial que reúne composições originais e interpretações precisas. Com produção da própria autora e direção musical de Jorge Ribbas, responsável pelo arranjo acústico de todas as faixas, o disco nos transmite as belezas e desafios da região em uma atmosfera repleta de sentimentos e mistérios, ilustrada na belíssima capa de Elifas Andreato.

Dentre as 6 canções autorais deste trabalho, Socorro Lira começa com um lindo manifesto intitulado Deixa Viver, onde clama pela vida da floresta acompanhada pelos sopros incisivos da flauta e o ritmo tradicional dos tambores. Socorro também nos proporciona toda sua delicadeza em faixas como O Desejo e Receita para um Cafuné Segundo Nega Xiquinha Riá Caxongo, que nos levam para uma viagem interior de forma leve e acolhedora. Nessa mesma direção, porém com maior densidade, destacam-se duas músicas que estão no cerne do disco: Calme e Gema. Ambas manifestam uma comunhão entre sentimento e natureza, tanto na letra quanto no arranjo, incluindo a presença audível da floresta no caso da primeira.

Dentre as 8 interpretações do álbum também encontramos pérolas como Gaia, uma música tributo de Eliakin Rufino e Nilson Chaves, e Amor Cósmico, uma emocionante odisseia de Oliveira de Panelas. Seguindo o tempero apurado da mistura, Lira registra grandes clássicos da região como Uirapuru e Tamba-tajá, do paraense Waldemar Henrique, e a emblemática Saga da Amazônia, de Vital Farias. Ressaltando ainda mais o teor em prol da natureza, Socorro também inclui na curadoria a faixa Porque É da Natureza, ótima composição da conterrânea Cátia de França.

 

 

Natural de Brejo das Cruzes, Sertão da Paraíba, Socorro Lira tem uma atuação múltipla como poeta, compositora, intérprete, instrumentista e produtora cultural, incluindo projetos no cinema e 5 livros publicados. Estreou na música com o álbum Cantigas (2001), seguido de Cantigas de Bem-Querer (2003), apresentando logo seu caráter poético e comprometido com a cultura popular. Em 2006 recebeu o Prêmio Petrobras Cultural, que proporcionou seu terceiro disco, Intersecção: A Linha e o Ponto (2006), e em 2012 recebe o Prêmio da Música Brasileira como melhor cantora na categoria regional, mesmo ano em que lança seu nono álbum, Singelo Tratado Sobre a Delicadeza (2012), antecedendo a imersão amazônica.

 

Amazônia: Entre Águas e Desertos (2014)

1. Deixa Viver [Socorro Lira]
2. A Dança [Joãozinho Gomes/Socorro Lira]
3. Uirapuru [Waldemar Henrique]
4. O Desejo [Socorro Lira]
5. Saga da Amazônia [Vital Farias]
6. Calme [Socorro Lira]
7. Gema [Roberto Adami Tranjan/Socorro Lira]
8. Porque É da Natureza [Abel Silva/Cátia de França]
9. Receita para um Cafuné Segundo Nega Xiquinha Riá Caxongo [José Eduardo Agualusa/Socorro Lira]
10. Gaia [Eliakin Rufino/Nilson Chaves]
11. A Lua [Zeneida Lima]
12. Tacacá [Lourival Passos/Luiz Gonzaga]
13. Tamba-tajá [Waldemar Henrique]
14. Amor Cósmico [Oliveira de Panelas]

 

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!