pesquise na USINA
Generic filters

DO-SI-DO

novembro, 2024

 

Do-si-do designa um passo de quadrilha: duas pessoas circulam-se simultaneamente uma à outra.

Este trabalho surge da ideia de que toda construção é registo de movimentos e chama a atenção para as ações (efêmeras em si) que resultam no ambiente construído, marcado pela simbiose entre humanos e a sua construção – já que nestes atos, a pele das mãos e seu sebo natural, o suor e salpicos de saliva, fios de cabelo, etc. se impregnam naquilo que constroem.

Em uma fabulação acerca de sistemas construtivos de diferentes seres vivos, construo esta edificação, com medidas suficientes para o meu corpo de pé e com braços levantados, mas na qual não se pode entrar. Uma habitação mínima impossível. 

 

A base de betão armado, os varões de ferro nervurados, o arame de ferro recozido, têm sido elementos da construção civil moderna que servem a um desejo de estandardização e funcionalização do habitar humano. O sisal em rama, uma fibra natural bastante utilizada na construção como estruturante das massas (cimento, barro, estuque), aqui é a própria “parede”, e age, à distância, como um confortador do olhar porque parece fofo e macio, enquanto é, ao contrário, um tanto áspero.

A ativação da peça acontece para dar definição às etapas e permitir o olhar-fruidor para o “dentro”, o que vai sendo dificultado ao longo das sessões. A peça é construída por ativações no decorrer da exposição. As fotografias enviadas para publicação são como um storyboard dessas ativações.

 

Ficha Técnica: Porto, 2024 Betão, varões de ferro nervurados, arame recozido de ferro, sisal.  60 x 60 x 180 cm (trabalho composto por peça e ativação)

 

 

 

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!