pesquise na USINA
Generic filters

Um Violão em Primeiro Plano

1971

maio, 2024

Rosinha de Valença, nome artístico de Maria Rosa Canellas, foi uma violonista, cantora e compositora brasileira de grande talento. Nascida em Valença, Rio de Janeiro, em 1941, ela se destacou como uma das maiores instrumentistas da história do país, especialmente no gênero bossa nova.

Começou a tocar violão ainda na infância por influência do tio e se desenvolveu no instrumento de forma autodidata. Com 12 anos já tocava na rádio local acompanhando cantores e se apresentava em bailes da região. Mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1960, onde se integrou à cena musical da bossa nova e se tornou conhecida por seu virtuosismo e estilo único. A alcunha veio de Sérgio Porto, que dizia que Rosinha tocava por uma cidade inteira.

Teve uma carreira de destaque, tocando com grandes nomes da música brasileira, como Baden Powell, Nara Leão, Quarteto em Cy, Jorge Ben, João Donato, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Stan Getz, Sarah Vaughan e Henry Mancini, entre outros. Também realizou turnês internacionais e se apresentou em países como Estados Unidos, Europa, Israel, Rússia e Japão. Em 2000, foi homenageada com o show beneficente “Uma noite para Rosinha”, realizado no Canecão (RJ).

“Um Violão em Primeiro Plano” é o sexto álbum da musicista, lançado em 1971. Destaque especial é dado a interpretação de grande força da canção Summertime, de George Gershwin, mais famosa na voz de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, que ganha no álbum uma versão completamente instrumental e inspirada, com o sotaque brasileiro do violão de Rosinha. A faixa de abertura do álbum, Asa Branca, também demonstra o potencial da artista em reinterpretar clássicos da música brasileira com grande criatividade e inovação.

Rosinha de Valença foi uma artista inovadora e talentosa que deixou um legado importante para a música brasileira. Sua técnica impecável, sua sensibilidade musical e sua paixão pelo violão a tornaram uma das maiores violonistas brasileiras de todos os tempos.

 

 

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!