pesquise na USINA
Generic filters

Recriação

1979

março, 2024

“Recriação” é o álbum de estreia da cantora e compositora Rosa Passos. Todas canções são suas e do seu parceiro letrista, Fernando Oliveira. As letras elaboradas acompanham melodias surpreendentes e sofisticadas, que encontram no timbre de Rosa Passos seu grande destino. Oliveira usa e abusa das referências artísticas e musicais, em uma metalinguagem que se alimenta a cada novo verso.   Bolero, samba-canção, tango, bossa nova: o disco passeia e brinca com diversos ritmos da tradição brasileira e latino-americana, em um diálogo contínuo com outras expressões artísticas – cinema, poesia, artes visuais, teatro etc.

A banda é formada por um time de primeira linha, com alguns dos maiores músicos brasileiros da época – destaque para a bateria firme e elegante de Wilson das Neves, as harmonias e conduções de vozes do teclado de Gilson Peranzzetta, do baixo preciso de Luizão Maia e dos arranjos bem amarrados do maestro Geraldo Vespar.

Compositora, cantora e instrumentista nascida em Salvador em 1952, ainda criança destacou-se como pianista, mas logo trocou sua preferência pelo violão. Na adolescência participou de vários programas de televisão e, em 1972, chegou a ganhar o primeiro lugar em um concurso de música universitária na Bahia. É conhecida por seu timbre único e sua maneira de cantar leve e sincopada, influenciada  tanto por músicos do áureo período da MPB – como João Gilberto, Djavan e João Bosco – quanto pelo jazz norte-americano e o scat (a vocalização improvisada a partir da melodia). Em sua interpretação, consegue unir fraseados criativos a projeções de voz surpreendentes,  com uma maneira única e já consagrada de aproximar-se do cancioneiro popular.

Depois de “Recriação”, a cantora dá uma breve pausa na carreira, retornando em 1985 para construir uma trajetória impressionante de grande reconhecimento internacional, tocando com músicos do primeiro time mundial como:  YoYo Ma, Paquito D’Rivera, Lula Galvão, Chico Buarque, Henri Salvador, Ron Carter e Cyro Baptista. Rosa Passos ganhou diversos prêmios, entre eles o título de Doutora Honoris Causa da Berklee College of Music.

“Recriação” é um disco um pouco deslocado no contexto da indústria cultural brasileira, que passava por uma grande transformação no final da década de 1970 e início de 1980. A música pop eletrônica ganhava cada vez mais força, principalmente com a invenção da bateria eletrônica e dos teclados sintetizadores. Apesar de não ser muito conhecida em seu próprio país, Passos é referência internacional quando trata-se de música popular brasileira.

 

 

Todas as canções foram compostas por Rosa Passos e Fernando Oliveira

Violão e voz – Rosa Passos
Baixo – Luizão
Teclados– Gilson Peranzzetta
Viola 12 cordas – José Menezes
Arranjo de cordas e regência – Geraldo Vespar
Arte de capa – Antonio Luiz
Bandoneon – Ubirajara
Bateria – Wilson das Neves
Cordas: Giancarlo Pareschi
Flauta – Jorginho
Trompa – Zdenek Svab
Percussão – Hermes Contesini
Fotografia – Laco
Produtor– Coelho Neto
Direção Artística – Luiz Mocarzel
Cordas – Giancarlo Pareschi
Técnicos de Gravação  – Deraldo, Luiz Paulo
A&R –  Gilson Freitas
Assistente de produção – Coelho Neto
Fotografia – Laco
Arte: Sérgio Grecu

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!