pesquise na USINA
Generic filters

Kent Monkman e a Falência da Modernidade

dezembro, 2022

Kent Monkman - Bête Noire (2016)

Kent Monkman é um artista canadense e cree. Ele é conhecido por suas obras que abordam questões de identidade, gênero e colonização. Seu alter ego, Miss Chief Eagle Testikle é uma drag queen indígena que frequentemente aparece em suas obras. Miss Chief é uma figura de resistência e reivindicação, que usa a arte para, segundo Monkman, reverter o olhar do colonizador. Seu nome é um trocadilho de mischief egotistical, em português Senhora Chefe Testículo de Águia ou malícia egoísta. Miss Chief aparece como mestre de cerimônias em suas performances e instalações, que visam complexificar questões de gênero, raça e sexualidade, e subverter a narrativa dominante sobre povos indígenas.

Na exposição A Falência da Modernidade (2016), Monkman se apropria de várias personagens e pinturas europeias e transforma radicalmente o modo com que são expostas. Bête Noir, por exemplo, é uma escultura bidimensional de um touro cubista de Picasso, a quem Monkman se contrapõe com Miss Chief. Esse touro flechado por Miss Chief havia aparecido na exposição anterior de Monkman (Solo Exhibition, 2014), mas dessa vez em um diorama.

Bête Noire (2014)

Em entrevista, o artista conta que os dioramas sempre o surpreenderam quando era criança. Dentro do museu de Manitoba, encontrava cenas recriadas em três dimensões, como uma “imagem congelada no tempo dos indígenas pré-contato”, e do lado de fora em Winnipeg via a dura realidade que estavam passando.

Na sua versão do diorama, ao fundo há uma vasta pradaria com montanhas, um lago e centenas de búfalos; já no primeiro plano, em tamanho real, há um coiote, o touro cubista abatido e Miss Chief, que está serenamente de maquiagem e cocar, com suas flechas cor-de-rosa no colo, montada em uma moto chopper. Esse touro cubista flechado, que também aparece em outras obras de Monkman, é segundo ele uma forma de equilibrar as energias, uma vez que “Picasso era o mais misógino de todos os artistas modernos”.

Bête Noire (2014)

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!

Boletim da USINA

Quer ficar por dentro de artes e tudo mais que publicamos?

Nosso boletim é gratuito e enviamos apenas uma vez por mês. Se inscreva para receber o próximo!