Lina Bo Bardi foi uma arquiteta modernista italiana, conhecida por seus trabalhos no Brasil, dentre os mais icônicos: o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Sesc Pompéia, grandes referências para a arquitetura moderna do final do século XX.
Casada com Pietro Maria Bardi, vem para o Brasil em 1946 fugindo dos traumas da guerra, onde são convidados por Assis Chateaubriand para tomar a frente do Museu de Arte de São Paulo, ele para fundar e dirigir e ela para projetar a sede. Em 1951, constrói a Casa de Vidro, residência do casal no bairro do Morumbi, em que harmoniza o espaço em declive com a casa, supertando-a por pilotis. Atua como docente na FAU-USP enquanto projeta a sede do MASP, sua segunda sede na Av. Paulista, apenas inaugurada em 1968. Neste período, decide ir à Salvador, a fim de se aproximar das “raízes brasileiras”, momento que a aproximou da cultura popular e também dirigiu o Museu de Arte Popular da Bahia. Sua volta à capital de São Paulo, agora tomada por referências populares, transforma parte de seu projeto. O Masp é inaugurado com um vão livre de 70 metros, solução funcional que também opera como forma de integrar e permitir a apropriação do prédio pelas pessoas. Além disso, ficou conhecido pela inovadora expografia, também coordenada por Lina, na qual pinturas eram expostas em cavaletes de vidro, espalhados pelo piso térreo do Museu (o afastamento de Pietro Bardi do MASP, em 1996, fez com que os cavaletes fossem substituídos por painéis mais convencionais).
Já na década de 70, transforma a antiga fábrica de tambores de Pompéia em um centro cultural, o Sesc Pompéia, num projeto total que levou em conta o logotipo, os uniformes dos funcionários e o mobiliário, por exemplo. Diferente de muitos projetos de arquitetura, o projeto de Lina partia do uso cotidiano que as pessoas já faziam daquele lugar.
Lina é responsável por produzir uma arquitetura híbrida, já distante da autonomia modernista da primeira metade do século, dialogando constantemente com outras atividades, como o design, a curadoria e a museologia. Seu trabalho foi fruto de sua imensa admiração pela cultura popular, que lhe exerceu forte influência.