pesquise na USINA
Generic filters

Vitor Faria

Andrea Tonacci – pela suprema liberdade e invenção

o principal erro ao tratar de
Serras da Desordem é focar
na dicotomia documentário-ficção

é uma tentativa vã tentar classificar
uma obra, mesmo que por sua
pluralidade de pretensas definições,
quando para além desse amálgama
existe uma unidade, merecedora de
se chamar apenas: cinema

Leia aqui »

Primeiro o Som

Primeiro o Som
Daí veio e eu vi
o Trio na varanda
e procurei o céu

Vi Três seres nas cores branco,
verde e vermelho
E o cigarro aceso. Daí pensei
E entendi aquilo de encontrar um espaço,
de se sentir em casa – reunido

Leia aqui »

lajeado

uma lua de nuvem
no sol das águas
enquanto propago
palavras em bolhas

Leia aqui »

Questão de Tempo

Boyhood, recém lançado nas salas de cinema do Brasil, chega badalado de expectativas por sua inovação: Linklater filmou com os mesmos atores durante 12 anos para, no fim, construir um filme que mostrasse o crescimento do personagem principal: dos 6 aos 18. Porém, o mesmo diretor já havia realizado uma experiência semelhante.

Leia aqui »

Santiago: dois filmes em um

Tudo evidencia essa preocupação que dominava a cabeça do diretor e que o fez esquecer da pessoa-Santiago, que estava ali. Absorto em suas preocupações estéticas, o cineasta (ou documentarista, como ele prefere se chamar) parece ter esquecido que o filme era sobre uma pessoa e era nela que ele devia se concentrar.

Leia aqui »

círculos no silêncio

círculos no silêncio
ando em voltas e
observo no galo aquilo
que foi dito em
poema
me desloco na quietude
do espaço
e ando em margens
de águas secas

Leia aqui »

subte

subtamente digo: subte
e me entrego às profundezas
do subsolo: grafitado
o traço é vivo
em movimento: grito
pelos túneis aprofundados
espaço ativo
nomes não esquecidos

Leia aqui »