Will Eisner (1917-2005) é um dos maiores quadrinistas de todos os tempos, dando nome, inclusive, ao principal prêmio desta arte. Acompanhou o nascimento da indústria dos quadrinhos e em 1940 criou The Spirit, uma série com um super-herói que se tornou seu personagem mais famoso. Em 1978, fez a graphic novel Um Contrato Com Deus, que já evidencia a forte relação de Eisner com a cidade e seus personagens. Foi por essas observações urbanas que ele também se notabilizou. Após sua morte, quatro graphic novels com essa temática foram reunidas em um único volume intitulado Nova York – A Vida na Grande Cidade. Nesta coletânea estão O Edifício e Pessoas Invisíveis, duas histórias mais consolidadas; diferente de Nova York: a grande cidade e Cadernos de tipos urbanos, que reúnem vinhetas curtas e relatos mudos. Todas foram escritas entre 1981 e 1983. Abaixo, segue uma seleção de quadrinhos que apresentam o olhar sofisticado do autor.
O Último Homem

– Oh, céus!!… Lá esta o Joey do outro lado da rua! … Joey, estou aqui! … Ele… se foi!! – Bem…quem sabe ele te telefona amanhã… e você pode explicar que estava do outro lado… eu sou testemunha! – Ele não tem meu número e tudo que sabe é o meu nome… acabamos de nos conhecer na galeria ontem… eu disse que o encontraria aqui… mas ele não falou de qual lado da rua…!
Ritmo
Mirante

– Parem de bater essa bola na parede! Querem que eu chame a polícia… Seus moleques danados! – Olá Sophie… Sim… Eu vi a inquilina nova do 48, ela acabou de se mudar! – É, é… viu só como ela estava maquiada? Quem ela pensa que esta enganando… Ela não é mais a jovem de antes! – Ei!! Dá pra deixar as latas de lixo arrumadas? Pelo tanto que vocês, lixeiros, recebem da cidade, o mínimo que podem fazer é deixar tudo arrumado pelamordedeus! – É isso mesmo senhor policial… pode multar! Esse imprestável passou a noite toda estacionado ai! – Já de volta tão cedo, Sr. Rizzo? Hã, você não foi demitido ou coisa assim, foi!? – Bem, é hora de preparar a janta do Joe.
Espaço
Liberdade
O Castelo do Homem
Confinamento
Fuga
Bairro Chique
Gentrificação
Espaço Superior

O “jogo do olhe pra cima” deve vir menos de uma curiosidade indolente e mais de uma sensação visceral de que há vida no espaço acima de nós.
Ruído da Cidade
Oportunidade
Solidão
Rua Vazia
Fluxo de Informações
os tipos urbanos parecem bem informados porque estão próximos das fontes.

– …tempinho bem frio pro mês de julho! – Vai saber… são os testes atômicos… ontem levei dois físicos nucleares no táxi e eles disseram que a atmosfera esta poluída! – Agora acho que a mudança já esta acontecendo!! Ouviu falar no inverno nuclear??? Certo?! Então, é melhor a gente se preparar para o frio que vem por ai! – Veja, é uma informação direto da fonte cara! Diga lá, em qual ramo você atua? – …casacos femininos… rapaz, como as coisas estão difíceis… o tecido esta com o preço lá em cima! Neste outono os preços vão lá para o céu!! – Tenha um bom dia… obrigado! – Estou te dizendo moça… fiquei sabendo direto da fonte… os preços das roupas vão subir muito no outono!! Ouça o meu conselho e reponha com antecedência o estoque da loja! – Alô, Jim!? Compre pra mim mil ações da United Combustíveis & Petróleo!! A procura por aquecimento vai subir… hein? P-e-s-q-u-i-s-a, Jimmy! Ouvi direto da fonte!
Will Eisner, eloquente principalmente na sequência muda!!!